PROJETOS E AÇÕES REALIZADOS

Através do Núcleo Cicloativos (https://cicloativos.lappus.org/site/) o LAPPUS estabeleceu inúmeras iniciativas voltadas ao incentivo ao uso da bicicleta.

Escola da Bicicleta 

Ajudar adultos a andar de bicicleta. Para muitos, a realização de um sonho de infância. Entre os anos 2013 e 2015 o LAPPUS manteve, de forma voluntária, a Escola da Bicicleta aos domingos pela manhã. Dezenas de pessoas, geralmente acima dos 50 anos de idade, foram incentivadas e efetivamente aprenderam a andar de bicicleta.

Brique da Bike

Incentivar o valor da troca através de peças e materiais de bicicleta. Desde 2007, o Brike da Bike faz com que a paixão pela bicicleta seja ainda mais um espaço de encontros e diálogos.

Brick da Bike 

Brick da Bike Promove troca e venda de peças usadas

Campanha Respeite Ciclista

Contemplado em Edital de Projetos Sociais da Companhia Riograndense de Artes Gráficas – CORAG – o Lappus implementou na cidade de Porto Alegre uma campanha massiva de conscientização sobre o respeito a quem pedala. Através da colagem de adesivos em automóveis, muitos motoristas aderiram a esta campanha que marca a distância mínima que o motorista deve observar ao ultrapassar o ciclista (artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro).ADESIVAÇÃO NA BICICLETADA NACIONAL

Junta Administrativa de Recurso e Infrações

O LAPPUS já integrou a JARI no Estado do Rio Grande do Sul analisando recursos de infrações de trânsito, sempre com o viés dos princípios do Código de Trânsito Brasileiro – CTB.

Integrante no Conselho do Plano Diretor Cicloviário Integrado de Porto Alegre – RS

O LAPPUS integra o uma das cadeiras do Conselho Municipal opinando e deliberando sobre as políticas cicloviárias de Porto Alegre.

Bicicleta Brasil

O LAPPUS foi uma das entidades da sociedade civil brasileira convidadas em 2009 pelo Programa Bicicleta Brasil para debater a política cicloviária do governo federal.

Desafio Intermodal

Com objetivo de demonstrar que a bicicleta é o veículo mais rápido nas grande cidades no horário nos horários de maior tráfico, o LAPPUS organizou o Desafio intermodal. 

Bicicleta vence desafio para apontar o meio de transporte mais eficiente no trânsito de Porto Alegre

Grupo de Trabalho – GT – Ciclistas do Departamento Estadual de Trânsito – RS

Através da Portaria 254/2015, o grupo GT Ciclistas foi criado para ser um espaço de elaboração das políticas voltadas para o uso da bicicleta no Estado do Rio Grande do Sul. Dentre as realizações promovidas pelo GT, destaque para a elaboração conjunta de material pedagógico para os Centros de Formação de Condutores de veículos automotores.

 Grupo de trabalho vai discutir políticas para ciclistas no Estado

Teste ciclovia Avenida Ipiranga

Estudo realizado pelo LAPPUS apontou o equívoco da decisão da administração municipal de Porto Alegre em construir a ciclovia da Avenida Ipiranga. O local correto para a implantação é no leito da via, junto ao meio fio direito, sem penalizar a fluidez de quem se desloca de bicicleta.

TESTE DA CICLOVIA DA AV. IPIRANGA (PDF)

Palestras com Prof. Luigi Bobbio no Brasil

Em 2005, o LAPPUS, em parceria com a Escola da Magistratura, Fundação Escola Superior do Ministério Público, Faculdade Meridional e Escola Superior do Ministério Público Federal, promoveu a vinda do Prof. Luigi Bobbio para o Brasil para uma série de palestras nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul sobre temas da democracia deliberativa.

Luigi Bobbio profere palestra na Câmara

curso de extensão politicas publicas e democracia deliberativa

Válido como projeto de extensão universitária, em parceria com a Faculdade de Desenvolvimento Estado do Rio Grande do Sul – Fadergs – o LAPPUS promoveu curso sobre políticas públicas e democracia deliberativa

Grupo de Estudos em Políticas Públicas

Origem do LAPPUS, o Grupo de Estudo em Políticas Públicas, em parceria com a Escola Superior da Magistratura, debateu temas ligados às políticas públicas e sociais.

Vidas do Carvão 

Em parceria com o Instituto Clima e Sociedade, o LAPPUS desenvolveu pesquisa voltada para diagnosticar a rede de influência da atividade carvoeira da jazida de Candiota – RS.