Pesquisadores

Em construção

Andressa P. Lawisch

Mestranda em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAV -UFRGS) na linha de Pesquisa Desdobramentos da Imagem, com orientação da Profª Drª Marilice Villeroy Corona. Estudante de graduação em Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui Bacharelado em Artes Visuais também pela UFRGS (2015/2). Faz parte do Grupo de Extensão STUDIO P – Atelier aberto de pintura, pesquisa e extensão. Foi estagiária no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) (3/2019 – 9/2019) e estagiária da Prefeitura Municipal de Porto Alegre no setor do Acervo Artístico das Pinacotecas Aldo Locatelli e Ruben Berta (2017-2019). Desenvolve sua pesquisa no campo da pintura, com a temática em torno das ruínas, demolição e destruição arquitetônicas. Atualmente faz parte do Conselho Fiscal da LAPPUS – RS (Laboratório de Políticas Públicas e Sociais).

Andressa Sarturi

Estudante de Redes de Computadores (IFRS) e Montador e Reparador de Computadores (IFsul), secretária da associação de moradores da comunidade em que reside, onde luta pelo direito a moradia, atua junto a grupos na organização de eventos esportivos, sociais e educacionais na comunidade. Foi estagiaria na área de TI da Secretaria Municipal de Saúde (PoA), atualmente estagiaria da Procuradoria de Informação, Documentação e Aperfeiçoamento Profissional PIDAP/PGE-RS e tesoureira da LAPPUS.

Alejandro Montiel Alvarez

Possui Doutorado e Mestrado em Direito realizados junto ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É autor e organizador de livros e artigos em Filosofia do Direito. Atualmente é professor adjunto na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Anna Fois

Graduada em ciência política e Mestre em Análise de Políticas Públicas pela Universidade de Turim. Trabalhou na Sociedade Avventura Urbana em projetos de requalificação urbana nas cidades de Milão e Turim. Em regime profissional de colaboração, realizou projetos relativos às políticas do trabalho junto ao órgão público Abruzzo Lavoro. Atuou junto ao SOS (Servizi Occupazione Sviluppo Sardegna) no âmbito de projetos sociais.

Bruna Koerich

Socióloga com atuação na intersecção entre pesquisas acadêmicas e implementações de políticas públicas, especialmente as voltadas para a prevenção da letalidade juvenil. Doutoranda em Sociologia pela UFRGS com ênfase em projetos de futuro de jovens evadidos das escolas.

Daniely Votto.

Formada em direito e Mestre em Ciências Sociais com pesquisando sobre o orçamento participativo em Porto Alegre pós-2004 e sua relação com o clientelismo. Trabalha como consultora em políticas públicas locais com ênfase em participação social, mobilidade urbana e gênero. Integra o conselho de implementadores da People Powered Global Hub for Participatory Democracy. Desenvolve propostas para editais e chamadas públicas para o terceiro setor e governos locais.

Gabriela Batista Pereira

Técnica em Biotecnologia pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul desde 2012, atuou no Instituto de Cardiologia de Porto Alegre no campo ambiental. Graduanda em Gestão Ambiental pela Uniasselvi, trabalha na gestão de resíduos junto ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Júlia da Costa Silva

Secretária do LAPPUS. Analista comportamental, formada pelo Instituto Luiz Vicente método DISC ( teoria para explicar o comportamento das pessoas no seu momento natural (essência) ou de extrema pressão, criando um método que dividiu o comportamento em quatro fatores: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. Este método é mundialmente
conhecido até os dias de hoje como o DISC. Psicologia Positiva pela Universidade de PNL e Coaching (UPC- Goiânia – GO). Curso de extensão pela PUC- Pontíficia Universidade Católica/RS em Competências Profissionais, Emocionais e Tecnológicas para Tempos de Mudança. Gestão e Alta Performance pela escola EAP. Estudante de Direito no 7° período. Desde 2007 atua na área criminal,atualmente está na VEPMA (Vara Estadual de Penas e Medidas Altivas)onde faz voluntariado no PVC (Programa Voltar a Confiar). Defende a transformação por um sistema prisional mais humanizado e principalmente o projeto APAC/RS-Associação de Proteção e Assistência aos Condenados para que se divulgue mais sobre o tema e a descriminalização do operador do Direito da área criminal. Atuante como professora na Vila Kédi,Porto Alegre bairro Boa Vista, onde desenvolve um trabalho de alfabetização de crianças e jovens,desde 2013. Dentro da área da educação formou-se em cursos para alfabetização pela escola Clarissa Pereira (CAP – Curso de Alfabetização na Prática) , pela escola EducaEthos Escola de Formação Humana ,método Janaína Mourão. Formou-se no método PROAC ( Programa de Treinamento Avançado em Comunicação no Autismo) método Dra. Maria Cláudia Brito,presidente do Instituto Nacional Saber Autismo.

Lúcio Antônio Machado Almeida.

Professor de Direito Administrativo, Direito Constitucional, Estatuto da OAB, Direito da Criança e do Adolescente, Direito Internacional, Introdução do Direito, Filosofia do Direito, Sociologia do Direito e Teoria Política. Professor Convidado na disciplina de Direito Constitucional na Especialização da Universidade La Salle. Professor Convidado no Instituto de Acesso à Justiça (IAJ). Diretor da Escola do Legislativo Julieta Battistioli CMPA. Autor das obras: Direito Constitucional às Cotas Raciais: a contribuição de Joaquim Nabuco pela Editora Buqui; e Direito da Diversidade: o reconhecimento moral de negras e negros brasileiros. Terceiro colocado no Processo Seletivo de Professor Substituto de Direito Administrativo na Faculdade de Direito da UFRGS em 2020. Advogado. Membro da Academia de Letras do Brasil. Pesquisador no grupo de pesquisa Observatório do Sistema Judiciário Brasileiro, da Universidade Federal do Rio Grande.

Marcelo Sgarbossa

Ex-ciclista profissional nos anos 90, Marcelo foi campeão brasileiro e representou o Brasil em 3 Campeonatos Mundiais. Com trajetória acadêmica e militante, coordenou o Instituto de Acesso à Justiça (2004) e as políticas de democratização do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci (2009). Atuou como Corregedor Geral do Sistema Penitenciário do Rio Grande do Sul (2011) e foi vereador de Porto Alegre por 2 mandatos (2013 – 2020) apresentando projetos no campo da defesa ambiental e mobilidade urbana ativa, presidindo as Comissões de Saúde e Meio Ambiente e de Direitos Humanos e Segurança Urbana da Câmara Municipal de Porto Alegre. Formado em Direito pela PUC – RS, é advogado e especializou-se em Direitos Humanos pela Faculdade Meridional – Imed (2003). Mestre em Análise de Políticas Públicas pela Universidade de Turim (2005) sob a orientação do Prof. Luigi Bobbio. Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) e exerce atualmente o cargo de Diretor do LAPPUS

Metella Senni

Graduada em Antropologia pela Universidade de Bolonha e Mestre pela Universidade de Lisboa com pesquisa voltada para a antropologia ambiental e alimentação, especialmente no desperdício alimentar e as necessárias estratégias e ações para evitá-lo. Criou o projeto Lixo.lx, inserindo a arte em objetos quem foram descartados. Atua de forma que o conhecimento acadêmico relacionados à área socioambiental tenha consequências práticas na vida das pessoas.

Milton Cruz

Entusiasta e pesquisador da democracia participativa, é Professor no Curso de Especialização (Nível Superior) em Cidades da UNISINOS na disciplina de Sociologia Urbana.
Professor na FLACSO/Argentina. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq (2014). Pesquisador do Observatório das Metrópoles/Núcleo Porto Alegre nas linhas de pesquisa “Direito à cidade e as transformações urbanas” e “Formação de atores para a democracia e a cidadania metropolitana”.
Pesquisador do IPEA e FEE/RS no Projeto: Análise de indicadores sociais e econômicos, e de investimentos nas cidades da Região da Fronteira, nos Arcos Central e Sul do Brasil (2013).
Graduado em Ciências Sociais 1992, possui os títulos de Mestrado (2006) e Doutorado (2012) em sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Paulo Vinicius Gerse Brum

Arquiteto e urbanista, atua na defesa do meio ambiente compondo o grupo Preserva Zona Sul e no ELA, Escola Livre de Arquitetura. Com olhar e atuação voltado para a inclusão, dirige o escritório Trama Design compondo o coletivo Livre Acesso – arquitetura para acessibilidade – e também a galeria BARRACO CULTURAL. Integrante do Conselho Fiscal da LAPPUS – RS (Laboratório de Políticas e Sociais)

Rui Antonio de Souza

Professor e educador popular, compõe a direção da Escola de Educação Infantil Planeta Mágico. Preside a Associação de Moradores Loteamento Santa Paula, na vila Herdeiros, comunidade onde vive e atua socialmente. Exerceu a função de coordenador científico da Revista Mundo Jovem, despertando o pensamento crítico de milhares de pessoas. Compõe o Conselho Fiscal do Lappus.

Santiago Costa

Graduando em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, milita no Coletivo Ambiente Crítico há 5 anos trabalhando lado à lado com comunidades na luta por justiça social e ambiental. Possui experiência na execução e planejamento de projetos social através do trabalho desenvolvido com o Instituto Clima e Sociedade. Com atuação voltada para políticas públicas ambientais, envolvido atualmente com dados e planejamento no Departamento de Limpeza Urbana de Porto Alegre (DMLU) onde desenvolve seu estágio.

Stefano Cavaletto

Pesquisador das políticas agrícolas e desenvolvimento loca,l atua como pesquisador , desde 2008, do IRES – Piemonte – Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais. Seu trabalho é voltado para a avaliação do Programa de Desenvolvimento Rural 2014 – 2020 da Região do Piemonte (Itália) e do Observatório Agro alimentar do Piemonte. É graduado em Ciência Política e Mestre em Análise de Políticas Públicas pela Universidade de Turim.

Tarson Nunez

Doutor em ciência política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS – e pesquisador do Departamento de Economia e Estatística da Secretaria do Planejamento do estado, coordenou o Gabinete de Planejamento da Município de Porto Alegre, órgão encarregado do Orçamento Participativo no início dos anos 90. Exerceu o cargo de Diretor do Departamento de Desenvolvimento Regional e Urbano no governo do Rio Grande do Sul (1999-2002). Concentra estudos nos temas da participação cidadã, tendo atuado como consultor nesta área em projetos do Banco Mundial, da University College de Londres e da Agência Habitat da ONU. Trabalhou em projetos de Agricultura Urbana para a FAO e para o Ministério do Desenvolvimento Social do Governo Federal. Integra atualmente a Associação Internacional pela Democracia Participativa People Powered, bem como o projeto de pós-doutorado em Planejamento Regional e Urbano na UFRGS.